Facebook Advertising ou Google Adwords, em qual investir?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Até alguns anos atrás, quando falávamos sobre anunciar na internet as opções eram investir em sites de grande circulação de visitantes pagando para colocar um banner ou investir em sites de busca como o Google e o Bing, mas com a popularização do Facebook no Brasil as coisas estão mudando ou simplesmente dando novas opções aos empresários.

O Facebook Advertising e Google Adwords são as grandes plataformas para investimento em anúncios atualmente e entender suas diferenças e benefícios poderão lhe ajudar a escolher em qual investir.

Vamos a uma breve explicação sobre o funcionamento das mesmas:

Google Adwords

Os anúncios são em formato de texto ou gráfico e de vários tamanhos. Os anúncios criados no Google Adwords são colocados em sites que estejam inscritos no Google Adsense bem como nas pesquisas por palavras-chave no motor de busca.

Facebook Advertising

Os anúncios têm um formato único: Pequena imagem + titulo + texto breve ou imagens na timeline do usuário. No Facebook ads os anúncios são apresentados a utilizadores que utilizem única e exclusivamente o Facebook.
Mas qual escolher? Qual é o melhor?

Como em praticamente tudo relacionado a Marketing Digital, não existe o melhor, pois depende muito do tipo do negócio, do produto, do público-alvo. O grande questionamento é saber qual o melhor para a sua empresa, seu produto, seu negócio e identificar qual trará o melhor retorno.

No Google Adwords é necessário haver uma pesquisa sobre uma determinada palavra-chave ou visitar uma página de um site cujo contexto esteja relacionado com as palavras que você está pagando para que seu anúncio seja visto e o que determina se seu anúncio aparecerá à frente de seu concorrente é o valor que deseja pagar pelo clique gerado, o famoso CPC (Custo Por Clique). Muitas vezes, para palavras genéricas, existe uma competição muito alta para ser o primeiro da lista, elevando muito o CPC e inviabilizando a publicidade.

No Facebook Advertising os anúncios são apresentados aos usuários da rede social. Este fato pode ser um fator ruim, pois existem mais possíveis consumidores realizando buscas no Google do que navegando pelo Facebook. Por outro lado, este sistema te possibilita segmentar muito seus anúncios e assim atingir com mais facilidade seu público-alvo, como por exemplo, por idade, por localização, por formação, local de trabalho, idiomas, sexo, status de relacionamento, entre outros. Desta forma, caso você tenha um produto destinado a apenas mulheres com mais de 35 anos e com nível superior completo, você consegue focar seu investimento.

Tendo estas informações, se o seu negócio ou produto é destinado para toda e qualquer pessoa, provavelmente seja melhor investir no Google, mas se for destinado a apenas alguns grupos de pessoas, então seria melhor esquecer o Google e investir em anúncios de redes sociais pelo fato da possibilidade de segmentação. Nada também te impede de investir nas duas e dando maior importância financeira para uma.

Caso a dúvida ainda permaneça, o melhor a fazer é realizar um pequeno investimento em ambas as plataformas, uma de cada vez, monitorar os retornos obtidos e depois compará-los.

Douglas Damame
Autor: Douglas Damame
Web Designer e programador desde 2001, quando os sites eram criados com tabelas e imagens recortadas, Paulista, de Campinas, residente no Rio de Janeiro, estudioso de Web Marketing com foco em usabilidade e conversão, amante de Joomla! desde 2009.

U2Net Internet Solutions

Atuando desde 2001 na área de Web Design, temos como foco oferecer soluções, unindo a criatividade e o design, com a funcionalidade e usabilidade, para obtermos os melhores resultados para os nossos clientes.

Estamos localizados no Rio de Janeiro – RJ, mas atendemos empresas e profissionais de todo o Brasil.

Redes Sociais